A geladeira ou Freezer é um dos aparelhos elétricos mais utilizados e devemos fazer manutenções periódicas para dar vida longa ao aparelho. Assim como são feito nos Aquecedores a gás.
O refrigerador é um aparelho que emite calor para resfriar alimentos e se não for mantido corretamente pode consumir mais energia e aumentar consideravelmente o consumo de energia elétrica de sua casa, sem esquecer que sua vida útil será encurtada e poderá sofrer danos permanentes.
VEJA 5 dicas para manter sua geladeira e seu freezer em ótimo estado:
1 É preciso respirar: O refrigerador não deve grudar na parede, pois o condensador precisa respirar e eliminar todo o ar quente gerado pelo eletrodoméstico, por isso a recomendação é que seja separado da parede e dos móveis pelo menos 15 cm.
2 Limpeza periódica: Pelo menos duas vezes por ano deve-se fazer uma boa limpeza da geladeira por dentro e por fora. Principalmente o condensador, uma vez que o refrigerador não pode funcionar bem se estiver cheio de poeira ou fiapos. Se você tem animais de estimação, deve limpá-los com mais regularidade, pois, ao trocá-los, o cabelo vai ficar para trás do aparelho. Para fazer isso, remova o aparelho da parede, desligue a geladeira e aspire.
3 As portas: Nisso as mães e avós acertaram, pois ao escolher o que cozinhar ou colocar panelas diferentes na geladeira, você tem que tentar fechá-la bem, deixando-a aberta aumenta o seu consumo de eletricidade em até 7%, o que torna o motor funciona por mais tempo. Verifique se o refrigerador está nivelado corretamente para que as portas fechem corretamente.
4 A temperatura certa: A temperatura dentro da geladeira deve ser de 4 a 5 graus Celsius e tente não colocar comida quente nela, pois isso vai compensar o ar quente que entra quando as portas são abertas.
5 Energia elétrica: O aparelho deve estar conectado à sua própria corrente, caso contrário, ele competirá com outros aparelhos e não funcionará bem por falta de energia. Sem esquecer de colocar um protetor de tensão para evitar oscilações elétricas.
Manutenção preventiva para geladeiras:
A manutenção preventiva das geladeiras dentro das cozinhas do paraíso hoteleiro ecológico implica em uma revisão completa periódica (mínimo duas vezes por ano).
A manutenção preventiva de refrigeradores consiste em limpar a área de condensação com desengraxante, nivelar a pressão, verificar as peças e contatos do resfriador elétrico, verificar os rolamentos do sistema do motor do ventilador no evaporador e condensador, verificar o consumo de amperagem e a temperatura. Um relatório é feito e um currículo é criado para cada equipe.
O objetivo da manutenção preventiva é manter o eliminador de calor ou condensador em condições ideais para que as altas e baixas pressões do equipamento não o façam.
Remova todos os alimentos e outras coisas da geladeira.
Desligamos a geladeira e esperamos que todo o gelo derretesse.
É limpo com uma esponja embebida em água com sabão e são removidas todas as manchas de alimentos que estiverem no refrigerador.
Também temos que limpar todas as grades dentro da geladeira retirando-as e limpando-as muito bem.
Seque muito bem e reintroduza todos os seus pedaços e depois volte a enchê-lo com comida.
Dicas para usar a geladeira:
Deixe os pratos esfriarem até a temperatura ambiente antes de colocá-los na geladeira; cobrir produtos e líquidos com filme para que não gerem excesso de umidade; tente não abrir e fechar a porta continuamente. Essas três dicas simples podem economizar muita energia.
Coloque os produtos corretamente, evitando a obstrução das saídas de ar e contribuindo para a correta circulação do ar frio. Para melhorar o desempenho, deixe cerca de 4 cm. margem entre os alimentos e as paredes do aparelho.
Tipos de geladeiras:
Uma porta, duas portas, combis, sacada, casaco ou lado a lado, cíclica, sem geada, todo um mundo de modelos, marcas, preços e muitos dados a ter em conta que não estão especificados na brochura.
Geladeira de uma porta:
Embora existam vários tamanhos, eles geralmente são projetados para caber sob o balcão da cozinha. Eles geralmente têm uma gaveta para vegetais e uma gaveta superior para o freezer, embora este freezer normalmente tenha apenas 2 estrelas, o que significa que a vida útil dos alimentos é menor do que a dos freezers 4 estrelas que outros tipos de refrigeradores montam .
São adequados para cozinhas muito pequenas, para pessoas que vivem sozinhas e frequentemente comem fora de casa ou para apartamentos de fim-de-semana.
Geladeira de duas portas:
São refrigeradores convencionais, embora nos últimos anos os combis tenham ganhado espaço. O padrão é um refrigerador na porta inferior e um freezer na superior, ambos dependentes do mesmo motor, portanto o consumo é menor que o dos refrigeradores combinados. É adequado para famílias pequenas que cozinham diariamente e não precisam de muito espaço para congelar.
Geladeiras combinadas:
Nos últimos anos, os combis tornaram-se muito populares, principalmente porque seu preço caiu consideravelmente e agora podem ser obtidos por pouco mais do que o custo de um refrigerador convencional. Nesses modelos, a zona de resfriamento fica na parte superior e o freezer na parte inferior, mas, ao contrário dos refrigeradores de duas portas, os combis são movidos por motores independentes. O fato da zona de arrefecimento estar na parte superior torna-os mais confortáveis, pois só tem de se abaixar quando precisar de alguma coisa do congelador e a zona mais utilizada do frigorífico está mais ao alcance.
São adequados para famílias médias ou pequenas que têm que cozinhar no fim de semana e congelar em tuperes o resto dos dias, já que o tamanho do freezer costuma ser quase o dobro de um refrigerador convencional.
Cíclica ou não gelada, que diferença isso faz?
Nos refrigeradores cíclicos (ou estáticos), que duram toda a vida, o freezer deve ser descongelado periodicamente, pois se forma uma camada de gelo que o faz diminuir seu desempenho. Isso acontece porque toda vez que abrimos a porta, a umidade entra no ambiente congelado, então se moramos em um local muito úmido o descongelamento terá que ser feito com mais frequência. Nesse tipo, o motor funciona em ciclos para manter a temperatura e você terá verificado mil vezes quando em refrigeradores deste tipo ouve que ao abrir a porta o motor começa a funcionar.
Em geladeiras não refrigeradas ou não congeladas, a operação de degelo não é necessária, pois a própria geladeira é responsável por eliminar periodicamente o congelamento mantendo o interior do freezer frio, mas para isso o motor funciona continuamente . Isso também torna necessário congelar alimentos bem protegidos à medida que ficam mais secos.
Que informações devo saber antes de escolher um dos diferentes tipos de refrigerador?
Na publicidade falamos muito da marca, dos acabamentos (e não é o mesmo se for inox que é prata), se for non-frost (se não for, geralmente é porque não é), do volume em litros, da classe energética, mas normalmente não aparecem outros dados igualmente importantes como consumo, tamanho externo ou nível de ruído, a que me referia que uma má escolha pode tirar o sono. Vamos ver em detalhes o que temos que verificar na hora de comprar:
Tamanho da porta e direção de abertura
Não só o volume interior é importante para guardar os alimentos, que tem de ser suficiente e nos fará escolher um dos diferentes tipos de frigoríficos de que falámos anteriormente, mas também temos de saber as dimensões externas do aparelho, porque o novo frigorífico ele tem que caber no orifício que temos em nossa cozinha para ele e às vezes um único centímetro pode fazer a porta não abrir corretamente ou simplesmente não caber.
Outra coisa importante é certificar-se de que a porta pode ser montada de forma a abrir dos dois lados e poder escolher a que mais nos interessa.
Classe e consumo de energia
Ultimamente tende a aparecer em propagandas e é sempre indicado na geladeira quando é exposto na loja. Para refrigeradores, do menos ao mais eficiente, essa classificação pode ser A, A +, A ++, A ++++, embora a maior oferta seja a dos modelos A +, A ++. Em todo caso, é interessante saber os dados de consumo em kwh, já que a geladeira é um aparelho que funciona sem descanso durante todo o ano.
Nível de ruído
Os mais silenciosos ficam abaixo de 40 db, mas os mais barulhentos podem chegar a quase 50 db e se for uma geladeira sem gelo em que o motor sempre faz barulho pode ser um problema real, especialmente se você tiver o quarto perto da cozinha, ou se for uma cozinha americana integrada na sala de estar e conto-vos por experiência própria, porque em Madrid vivia num pequeno apartamento com um combi free frost deste tipo e era muito chato passar o dia todo e A noite toda segurando o som da geladeira
Para mais informações ou manutenção periódica, é só chamar a LOKAL RJ. Contamos com os melhores profissionais para te atender!
Não se esqueça que também estamos no ramos de Higienização de estofados.
Veja nossas ultimas matérias:
1 Por que é importante Higienizar o estofado do carro e o que devemos saber?